Adriana Corrêa é membro do corpo técnico do quadro efetivo de servidores públicos federais da Agência Espacial Brasileira – AEB e atualmente Coordenadora da Unidade Regional de Natal, Rio Grande do Norte. Em seu trabalho como gestora, atua em diversos projetos da unidade como o Centro Vocacional Tecnológico Espacial; voltado para capacitação de estudantes e divulgação do Programa Espacial Brasileiro. Anteriormente Adriana trabalhou na Coordenação de Satélites e Aplicações da AEB, no acompanhamento de projetos de satélites e aplicações, celebração e acompanhamento de termos de parceria e acordos de cooperação; dentre outras atividades. Em particular, Adriana trabalhou para viabilizar o lançamento do satélite FloripaSat-1 como carga secundária junto ao satélite CBERS-4A, ambos lançados em dezembro de 2019. Adriana também trabalhou dando apoio nas atividades de acompanhamento da manutenção da infraestrutura de solo associada às atividades espaciais brasileiras. Adriana é formada em física (bacharelado e licenciatura) e mestre em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e Automação com ênfase na área espacial pela Universidade de Brasília. Em seu mestrado, teve oportunidade de estudar na Ucrânia, com orientação em inglês e russo, e obter treinamento na área de foguetes e lançadores. Participou ainda de um curso de treinamento na Índia de Montagem, Integração e Testes de satélites, ministrado pela ISRO (Agência Espacial Indiana).
Dr. Alex Oliveira Barradas Filho é graduado em Sistemas de Informação (2006) pelo Centro Universitário do Maranhão, mestre (2009) e doutor (2015) em Engenharia de Eletricidade, com ênfase em ciência da computação, pela Universidade Federal do Maranhão. Fez estágio pós-doutorado na Universidade Federal do Maranhão (2015). Tem experiência profissional (setor industrial e acadêmico) como analista de sistemas, gestor, consultor, professor e pesquisador. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão e permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGAERO/UFMA), coordenador do Curso de Especialização em Análise de Dados e Inteligência Artificial (DTED/UFMA) e vice-coordenador do PPGAERO/UFMA. Faz parte do Núcleo de Bioeconomia, Ambiente, Inovação, Inteligência, Tecnologias, Educação e Saúde (BAITES/UFMA) como Gestor e Pesquisador Sênior de IA. Lidera o Laboratório de Análise de Dados e Inteligência Artificial (DARTiLab) e suas equipes (Stellaris, Sinapse e Game Analysis). Atua na área de análise de dados e inteligência artificial, com aplicações em biocombustíveis, educação, tecnologias aeroespaciais (satélites e modelos preditivos de cintilação ionosférica) e saúde.
O Dr. Allan Kardec Duailibe Barros Filho possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (1991), mestrado em Information Engineering – Toyohashi University of Technology (1995) e doutorado em Information Engineering pela Universidade de Nagoya (1998). Tem pós-doutorado pelo RIKEN (The Institute of Physics and Chemistry), Japão. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão, orienta(ou) mais de 60 alunos em nível de mestrado e doutorado, inclusive na Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Tem mais de 200 publicações em jornais, revistas e conferências internacionais, assim como livros. Tem vários projetos de pesquisas em diversas áreas do domínio da energia e engenharia, incluindo PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência). É consultor da CAPES e outras agências, além de servir como revisor de vários periódicos e conferências de referência internacional. Já ocupou cargos de pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFMA e de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente é Presidente da Companhia Maranhense de Gás (GASMAR).
O Dr. Alfredo Ribeiro Neto é Engenheiro Civil com doutorado em Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE. Atua nas áreas de modelagem hidrológica, impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos, geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados a recursos hídricos. Coordena projetos de pesquisa com a temática de segurança hídrica com aplicações em estudos de seca e inundações. Desde 2021 coordena o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfAgua). Coordenou a sub-rede de recursos hídricos da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) no período de 2009 a 2018. Trabalhou em colaboração com outros pesquisadores de instituições da América Latina e Estados Unidos em projeto financiado pelo Instituto Inter-Americano para Pesquisas em Mudanças Globais (IAI).
Dr. Antonio Fernando B. de Almeida é Chefe da Divisão de Pós-Graduação e Pró-Reitor de Pós-Graduação do INPE. Atua na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Trajetórias Espaciais. Graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1985), Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Ciências Espaciais/Mecânica Orbital pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989), mestrado (1991) e doutorado (1993) em Engenharia Aeroespacial pela University of Texas at Austin. Membro da “International Academy of Astronautics (IAA)”. Eleito “Associate Fellow” da American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA). Recebeu homenagem da Int. Astronomical Union (IAU): Asteroide 1999 GG9 (29873) nomeado como “Bertachini”. Foi Chefe da Divisão de Mecânica Espacial e Controle do INPE entre 2009 e 2015, Coordenador Geral da Pós-Graduação do INPE entre 2007 e 2020, Pró-Reitor do INPE entre 2024 e 2021. Reconhecido como um dos pesquisadores mais citados na área de Engenharia Espacial por pesquisas realizadas pela Elsevier e Universidade de Stanford.
Dr. Antonio Geraldo Ferreira é Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), Campus de Rio Claro-SP. Tem especialização na área de satélites pela National and Oceanic Atmospheric Administration (NOAA-USA), e é mestre em Ciências Marinhas Tropicais (Área de concentração: Técnicas de Sensoriamento Remoto aplicadas à pesca no Oceano Atlântico Tropical), pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC)/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É Doutor em Física pelo Departamento de Física de la Tierra y Termodinámica da Universidade de Valência-Espanha. Nos períodos de: 1996 a 2005 e 2010 a fevereiro de 2011, foi Chefe do Departamento de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Foi Vice-Chair da Sub Comissão A3 (Studies on Land Processes and Morphology) do COSPAR (Committee on Space Research), com sede em Paris-França, de 2010 a 2018). Em 2022 foi eleito como vice-chair do Capacity Building Fellowship Program and Alumni (PCB FPA) do COSPAR para o período de 2022 a 2026. Tem assento no Comitê PIRATA (Prediction and Research Moored Array in the Atlantic)-Brasil, junto ao INPE/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Atualmente é professor concursado do LABOMAR onde leciona disciplinas relacionadas à meteorologia e aplicações de dados de satélites nas áreas de oceanografia e meio ambiente. No LABOMAR é coordenador do Earth Observation Labomar’s Laboratory (EOLLAb). É um dos idealizadores da Space Week Nordeste que está em sua terceira edição.
Dr. Cássius Guimarães Chai é diplomado pela Escola Superior de Guerra: Curso Superior de Defesa e Curso de Política e Estratégia, 2019. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1994), com especialização em Direito e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Cardozo School of Law – Yeshiva University (2006).Visiting Law Professor The Normal University of Political Science and Law of Beijing e de Shanghai; Visiting Researcher and Lecturer Chinese Academy of Social Sciences – International Institute of Law. Visiting Research Scholar Cardozo School of Law, 2003. Estudos Doutorais e de pós.doutorado em Derecho Administrativo de la Sociedad del Conocimiento – Universidad de Salamanca, 2007 a 2010; Estudos pós.doutorais e Visiting Professor, guest of Legal Department of Central European University – Hu, 2007; estudos extraordinários European University Institute – ITA, 2010; estudos na The Hague Academy of International Law – Haia, 2011; Professor Titular da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMPMA). Pós-doutor em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão, Curso de Graduação em Direito, área Direito Público, e titular do programa de pós-graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça e do Programa de Engenharia Aeroespacial (Geopolítica). Professor permanente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Dieito de Vitória em Direitos e Garantias Fundamentais, tutor da disciplina Geopolítica, Criminologia e Desenvolvimento. Membro-professor da International Association of Constitutional Law; Membro da ESIL – European Society of International Law; Membro da International Association of Political Science, American Political Science Association e da Association Française de Science Politique; International Association of Penal Law; Law and Society Association; membro da International Association of Prosecutors, 2003. Membro da International Criminology Society. Membro da International Law Association.Promotor de Justiça do Ministério Público do Maranhão – concurso de 1995; Tem experiência na área de Direito e das Ciências Políticas, com ênfase em Direito Público: Direito Constitucional, Direito Internacional, Direito Administrativo, Direito de Família e Teoria do Direito e da Constituição, atuando principalmente nos seguintes temas: controle da administração pública, papel socioinstitucional do Ministério Público e políticas públicas; controle de constitucionalidade e processo constitucional; Saúde Pública e Direitos Humanos; Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos, Combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas; Justiça Global e Prevenção ao Crime: Contra-terrorismo; Criminalidade Organizada e Corrupção; Geopolítica, Criminologia e Desenvolvimento.
O Coronel Clóvis Martins de Souza é o atual Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e entre os cargos já exercidos ou em atuação estão: Chefe de Seção de Inteligência – AFA (Academia da Força Aérea), Chefe Seção de Planejamento e Coordenação Operacional – CLBI, Chefe Divisão de Operações – CLBI, Chefe Seção de Segurança de Voo de Engenhos Espaciais – CLBI, Chefe da Subdivisão de Localização e Medidas – CLBI, e Chefe da Divisão de Sistemas Espaciais da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais CCISE.
E entre outras funções de trabalho estão: Instrutor de voo do 1ºEIA e 2º EIA – AFA, Adjunto da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) – AFA, Assessor de Inteligência do DCTA-DCTA, Assessor de Assuntos Espaciais do DCTA-DCTA, Gerente do Projeto CEA (Centro Espacial de Alcântara), Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais -CCISE.
E suas principais formações acadêmicas/militares estão: Curso de Formação de Oficiais Aviadores; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – UNIFA; Curso Superior de Comando e Estado-Maior – UNIFA; MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense – UFF; MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Sul de Minas – UNIS; Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA; Curso de Segurança de Lançamento de Engenhos Espaciais – IAE/ITA; e Mestre em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea – UNIFA.
Credson Isaac Lopes dos Santos é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN Campus Parnamirim-RN-., Mestre em Ciências da Computação UFERSA/UERN, Graduado em Tecnologia em Redes de computadores pelo IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Leciona na área de redes de computadores e comunicação de dados. Atuou como gestor do projeto WAN da SESGE-MJ na criação dos Centros Integrados de Comando e Controle da segurança pública nas 12 capitais sede da copa FIFA 2014, atuou como Analista de Redes e Comunicação de Dados na COINE- órgão de TI da SESED – Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN, atuou na SEARH, COTIC no GOV.RN na administração da rede pré Wimax do gov-rn, de cabeamento estruturado na SESED-RN. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações Voip, Redes Wimax, Redes de Sensores sem Fio e IoT, atualmente atua como coordenador do projeto de ensino, pesquisa e extensão, intitulado Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E) parceria IFRN-AEB Agência Espacial Brasileira e Prefeitura Municipal de Parnamirim-RN. Atua em projetos relacionado ao STEAM espacial desde 2018 e leciona disciplinas de pós-graduação em novas tecnologia do ensino de ciência e matemática. Atua como instrutor em formação docente na área de STEAM Espacial como forma de desmistificação das práticas tecnológicas em sala de aula, para o ensino médio e fundamental.
Daniel Medeiros Moreira é filiado ao SGB – Serviço Geológico do Brasil (licenciado) e ao GET (Géosciences Environnement Toulouse). É Engenheiro Cartógrafo do Serviço Geológico do Brasil, com doutoramento pela COP-PE/UFRJ e pela Universidade de Toulouse III. Atualmente, realizando pós-doutoramento em Toulouse, França, lidera, em parceria com o IRD (Institut de Recherche pour le Développement), um projeto de pesquisa sobre o uso de satélites artificiais para o monitoramento hidrológico, o qual envolve a organização de campanhas de campo voltadas para validação de dados de satélites a e a realização de eventos internacionais sobre hidrologia por satélites, como a série South America Water from Space. Desde 2016, participa do time científico do satélite SWOT (Surface Water and Ocean Topography) da NASA/CNES, atuando hoje no projeto de pesquisa “SAMBA” SWOT for Amazon Basin.
Daniela Villas Boas é Engenheira Eletricista pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Gestão de Empresas pela FGV, Especialista em Comunicação pela Universidade Católica de São Paulo, Bacharel em Língua Portuguesa e Literatura pela UNITAU. Foi engenheira de contratos e engenheira de confiabilidade e custos de manutenção na Embraer. Foi gerente no Departamento de Infraestrutura Aeroportuária no Ministério da Defesa. Reingressou à Embraer Defesa & Segurança onde atuou como gerente de relações institucionais. Atualmente é a coordenadora do Cluster Aeroespacial Brasileiro promovido pelo PIT – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos.
Daniely Gaspar graduada em Licenciatura em Física (2010) pelo Instituto Federal do Maranhão e mestre em Engenharia de Materiais (2012) pelo IFMA/UFSCar. Atuou como professora da Educação Básica de nível médio – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO e na Escola de Formação Gerencial – SEBRAE e como professora de Física no Ensino Superior na Faculdade Pitágoras – São Luís. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Curso de Ciências Naturais campus Grajaú e vice coordenadora da Pós Graduação em Gestão e Educação Ambiental (UFMA). Tem experiência na área de síntese e caracterização de materiais. É coordenadora de vários projetos na área de divulgação cientifica e Astronomia.
Denis Fabricio Sousa de Sá é Professor Adjunto do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luis-MA. Possui Doutorado, Mestrado e Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão. Na graduação, foi intercambista no curso de Informática Industrial e Instrumentação – Université Joseph Fourier – Grenoble I (2012). Mestre em Automação e Controle pela PPGEE-UFMA onde foram desenvolvidas pesquisas na área de Controle inteligente adaptativo. Doutor em Automação e Controle pela PPGEE-UFMA com foco em sistemas multiagente e controle cooperativo aplicados em Drones. Sendo professor desde 2015 na UFMA, atua em pesquisas na área de automação e controle, sistemas inteligentes, Sistemas Multiagentes, Sistemas Embarcados e Otimização de diversos sistemas.
Diego Rodrigo Souza é engenheiro Eletrônico, trabalha na Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais com recepção e processamento de dados de satélites geoestacionários e de órbita baixa. Atua também como ponto focal do Laboratório Virtual da OMM(Organização Meteorológica Mundial) na organização e participação como instrutor em cursos de capacitação nacionais e internacionais. Atualmente é copresidente do Grupo de Coordenação da OMM sobre Requerimentos de Dados de Satélite para as Américas e o Caribe, tendo atuado junto à comunidade internacional de usuários de dados de satélite por mais de 10 anos.
Douglas do Nascimento Silva é Graduado (UFRN), Mestre (UFRN) e Doutor (USP) em Engenharia Química. Atua na Coordenação do Mestrado em Engenharia Aeroespacial na UFRN, e orienta nas áreas de Hipersônica, Propulsão, Combustão e Ciências Atmosféricas. Leciona Mecânica dos Fluidos, Geopolítica, Introdução à Engenharia Aeroespacial, Termodinâmica, Combustão e Desempenho de Aeronaves. Atua nos projetos de extensão “Caravana Espacial” e “Cometa Nordestino” e foi indicado pelo Reitor da UFRN como representante para a área de Soberania e Defesa Nacional no Comitê para fomento de inovação na SUDENE. É membro da Comissão Permanente de Desenvolvimento Institucional da UFRN e Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.
Dr. Ernesto López Baeza foi professor de Física Aplicada no Departamento de Física e Termodinâmica da Terra da Universidade de Valência (1987-2021) e foi diretor do Grupo de Climatologia de Satélites (2000-2021). Atualmente é Professor Honorário no Grupo de Pesquisa de Sensoriamento Remoto do Meio Ambiente desde setembro de 2021 e Conselheiro Científico da Albavalor, filial da ACRI-ST no Parque Científico da Universidade de Valência. Ele é responsável pela Valencia Anchor Station, uma estação de validação de dados e produtos de Observação da Terra desde a sua criação em novembro de 2001 e gerenciou projetos bem-sucedidos da ESA relacionados com EarthCARE BBR, SMOS, assistências técnicas e acordos de colaboração para ELBARA-II, GNSS-R OceanPal, vários Projetos de Oportunidade (AO’s) para validação de SMOS, EPS MetOp e OLCI e coordenou um número significativo de campanhas no Valencia Anchor Station relacionados ao CERES, GERB, EPS MetOp, SMOS (EuroSTARRS, Campanhas SVRT, CAROLS, TOSCA-CAROLS, ELBARA-II), OLCI. Ernesto foi coordenador da RESEWAM-O – Sensoriamento Remoto para Otimização da Gestão da Água (EIP Water Action Group AG132) European Innovation Partnership on Water, UE (maio de 2013 a setembro de 2020). Atualmente, Ernesto é membro da Comissão de Sustentabilidade da Universidade de Valência e responsável pelas questões de sustentabilidade na Faculdade de Física e está totalmente motivado para desenvolver atividades de Observação da Terra em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também na Sustentabilidade Curricular, promovendo a inclusão dos ODS nos currículos de ciências e engenharia.
Fabrice Collard se formou na Ecole Centrale de Lyon em 1996, onde estudou engenharia offshore. Em 2000, ele recebeu o PhD em oceanografia e meteorologia pela Universidade Paris 6. Sua tese foi dedicada ao aspecto tridimensional do campo de ondas de vento. Ele passou dois anos trabalhando em radares HF como um associado de pesquisa de pós-doutorado no RSMAS, Miami, EUA. Ele então se juntou ao IFREMER para o cal-val do modo SAR Wave a bordo do ENVISAT. Começando uma pequena empresa, BOOST Technologies, com dois outros colegas, ele desenvolveu ferramentas para recuperação de vento/ondas/correntes a partir de dados SAR antes que a BOOST se tornasse a Divisão de Aplicação de Radar da CLS, da qual ele era chefe do departamento de P&D, trabalhando no desenvolvimento e validação do processador de recuperação de vento, ondas e correntes de superfície para ENVISAT e Sentinel-1. Em 2013, ele fundou uma nova startup, a OceanDataLab (https://www.oceandatalab.com), para desenvolver ferramentas e métodos para análise de dados de sensoriamento remoto oceânico, com ênfase na exploração da sinergia entre os diferentes sensores de satélite/in-situ para desenvolvimento de modelos baseados em dados e validação de simulações numéricas.
Dr. Fabrice Hernandez, graduated in physics, has a PhD in 1995 on physical oceanography and space research, focused on the North Atlantic circulation, observability, and geodesy, using the first satellite altimetry data at CLS. He is now PI of NASA/CNES SWOT mission project. Since 1998 he contributed to operational oceanography. In 2004 he joined the IRD and Mercator Ocean, leading validation and intercomparison tasks, contributing to the scientific coordination. Then chairing GODAE and CLIVAR international intercomparison projects. He is part of various scientific committees: since 2006, member of the PIRATA program, focusing on tropical Atlantic studies. Since 2009, for the IRD capacity development, he teaches in Africa. In 2022, he ended his 4-year stay at the Federal University of Pernambuco, Recife, Brazil, teaching and focusing his research on the tropical Atlantic climate variability. All along these years, remote sensing in oceanography and geodesy, ocean model validation and studies, or assimilation have been key aspects of his scientific approach.
O Dr. Filipe Lins possui graduação em Engenharia Elétrica, mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo com ênfase em automação, e doutorado em Engenharia Elétrica e Computação com ênfase em robótica, todos realizados na UFRN. Atualmente, é professor no IFRN, câmpus Parnamirim, onde ministra disciplinas relacionadas a Sistemas Embarcados e Robótica Industrial. Na área de pesquisa, desenvolve projetos focados na percepção robótica utilizando câmeras e coordena uma equipe de futebol de robôs. Na extensão, participa do projeto Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo, uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira em parceria com o IFRN e prefeituras da região metropolitana de Natal, onde desenvolve e aplica oficinas e palestras para alunos de escolas do ensino fundamental do RN.
O Dr. Francisco Campos da Costa é advogado e consultor jurídico, atuante em São Paulo (379.420) e no Maranhão (24658-A) e presidente da Comissão de Direito Espacial da OAB/MA e Membro da Comissão de Direito Espacial da OAB/SP subseção Santos. Possui Pós Doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direitos de Vitória – FDV. É Doutor em Direito Ambiental Internacional, Mestre em Direito Internacional, ambos pela UNISANTOS, com bolsa CAPES/PROSUC; Pós-graduado em Direito Marítimo e Portuário pela Unisantos; Pós-graduado em direito contratual e direito digital pela Anhanguera; Coordenador e professor de Pós-Graduação da Mlaw Academy; Professor da faculdade CEST e Professor convidado de Pós-Graduação da Unisantos. Também atua como conciliador Formado pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM).
Dr. Garik Gutman, the NASA Land-Cover/Land-Use Change (LCLUC) Program Manager, received his Ph.D. in Climate Modeling in 1984. Since 1985, Dr. Gutman conducted research at NOAA/NESDIS for about 15 years applying remote sensing in studies of Earth’s land surface vegetation, for which he received the U.S. Department of Commerce Bronze Medal Award. He is author of over 80 publications in peer-reviewed scientific journals and of several chapters in various climate- and land-cover related scientific volumes. Over the last two decades, Dr. Gutman has been leading the LCLUC program at NASA Headquarters as well as Landsat-related activities. He served as EO-1 Program Scientist to the end of the mission and is now Program Scientist for Landsat and Terra missions. Dr. Gutman’s research interests include the use of remote sensing at moderate to very high spatial resolution for detecting changes at land surface, analyzing their impacts of these changes on climate, environment, and society, and identifying land-use hotspots. In 2023, Dr. Gutman received NASA’s Exceptional Service Medal.
Girly Delanny Menezes de Lucena is a Project Data Systems Engineer for the Deep Space Network(DSN) at NASA-Jet propulsion laboratory in California. She works with the Telemetry Track and Commanding part of the DSN. Girly is known as Gigi Lucena in the US. Previously, Gigi worked as a software developer at a company in Brazil called Unit Software for 8 years. Gigi has an AS in computer programming at SM college, a BS in computer science at CSUN and is working on her Masters degree at Georgia Tech. The focus of her masters degree is Computer Systems. She is a co-author on the paper Scheduling Within a Demand Access Paradigm for NASA’s Deep Space Network. Some projects that Gigi worked on at NASA DSN are Robo- Scheduling Service, Spacecraft for scientists, DSN Aperture Fee Calculator, Working Location Tracker. She also previously worked in Flight Software, Swarms of Autonomous Unmanned Surface Vehicles, Autonomous Underwater Vehicle (AUV).
O Dr. Guilherme Sandoval Goes é Pós-Doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Universidade da Força Aérea (UNIFA); Doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aprovado com grau 10, distinção e louvor; Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG); Professor de Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Universidade Cândido Mendes (UCAM); Diplomado pelo Naval War College e Conferencista do William Perry Center dos Estados Unidos; Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Aeronáuticas da Universidade da Força Aérea (UNIFA); Membro do Corpo de Examinadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para Concursos Públicos; Líder do Grupo de Pesquisa Geopolítica do Brasil da ESG cadastrado no CNPq; Membro do Grupo de Análise de Estratégia em Defesa, Segurança, Inteligência e Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP) e Membro do Corpo de Colaboradores do Centro de Estudos de Política e Estratégia da Escola de Guerra Naval (EGN); é autor e coautor de vários livros, dentre eles: A Eficácia dos Direitos Humanos no Século XXI e Direito Constitucional e A Geopolítica da Energia do Século XXI.
João Viana da Fonseca Neto é Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1982), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1986), e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desenvolveu projetos de P&D em Modelagem e Controle para Indústria de Alumínio do Maranhão, Sistemas Inteligentes para Tomada de Decisão para Descarga e Estocagem de Minérios e para Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica. Atualmente, desenvolve pesquisa em Inteligência Computacional com enfoque na fusão das abordagens de redes neurais artificiais, computação evolutiva, lógica fuzzy para identificação e controle de sistemas dinâmicos. A sua pesquisa está direcionada em sintonia online e seleção de controladores ótimos via Equação de Bellman para sistemas MIMO. Também desenvolve métodos bayesianos para o treinamento da Recorrência de Riccati em Filtros Estocásticos dos tipos Kalman Padrão, EKF e Unscented. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos e Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos baseados em inteligência artificial para sistemas industriais, algoritmos genéticos, sintonia de controladores PID, medição indireta via Filtragem de Kalman, solução neuronal da equação algébrica de Riccati, recuperação inteligente da malha de controle LQR e Programação Dinâmica Aproximada para desenvolvimento de sistemas embarcados que realizam controle ótimo e robusto.
Dr. J-F Cretaux has obtained his Thesis in 1993 in university of Toulouse, with the specialty in celestial mechanic. In 1993 he has been employed at CNES (Centre National d’Études Spatiales), in LEGOS (Laboratory of Space Geophysical and Oceanographic Studies) laboratory, for developing application of radio-positioning systems in geodesy and geophysics.
In 2001 he started to work on space hydrology and to develop applications of remote sensing technic for the survey and the study of continental waters.
He is now deputy director and member of the scientist council of LEGOS, PI of the SWOT mission, member of the Terrestrial Observation Panel of Climate, scientist leader of an ESA CCI project on lakes and co-lead of a NASA/CNES project on citizen for science. Over the last 20 years, he has contributed and led several international projects on space hydrology in different countries (Russia, Central Asia and Caucasus, Chili, India). He is author and co-author of 79 articles in Rank-A international journals (H-Index from WoS: 33, and ~3100 citations) and several book chapters.
Dr. José Alano Peres de Abreu é Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (1982); Especialista em Comunicação de Dados pela Universidade Federal do Maranhão (1998); Mestre em Engenharia Elétrica – Automação e Controle pela Universidade Federal do Maranhão (2002); Doutor em Engenharia Elétrica: Área de concentração em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará (2022); Engenheiro do Ministério da Defesa / Comando da Aeronáutica / Centro de Lançamento de Alcântara – CLA. Experiência profissional nas áreas de Telecomunicações, Planejamento e Coordenação de Operações de Lançamento de Veículos Espaciais. Publicações na área de rastreamento e filtragem digital de sinais de veículos espaciais. Atualmente realiza Pós-Doutorado em Estimadores Não Lineares e Estocásticos Sintonizados via Redes Neurais Artificiais para Predição do Ponto de Impacto de Veículos Espaciais no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMA.
Dr. José Henrique Fernandez possui graduação em Bacharelado em Física com Habilitação em Pesquisa Básica em Física pela Universidade de São Paulo – USP (1995), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (1998) e doutorado em Geofísica Espacial também pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (2002), com aperfeiçoamento no exterior (bolsa FAPESP) na Stanford University CA/EUA. Professor Associado III na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi o primeiro Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial (RNA/PPGEA), Polo RN e da Rede Nordeste Aeroespacial (RNA) Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia e Física Espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: eventos de precipitação de elétrons do geo-espaço para a alta atmosfera terrestre, mecanismos de equilíbrio de população de partículas nos cinturões de radiação de Van Allen, física solar, propagação de sinais VLF na baixa ionosfera terrestre. Foi o primeiro chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas do Centro de Ciências Exatas e da Terra da UFRN. Desenvolve projetos de extensão na área de divulgação científica e educação para o Espaço.
Eng. MSc. Lázaro Aparecido Pires de Camargo possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Universidade do Vale do Paraíba (1997). Mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2018). Trabalha desde 1995 no INPE em diversas atividades com destaque em desenvolvimento de software para controle e aquisição de dados de radares para sensoriamento da Ionosfera. Atuou como docente da graduação na ETEP Faculdades em São José dos Campos entre 1999 e 2015. Atualmente, cursa Doutorado em Engenharia de Sistemas Espaciais no INPE na área de cargas úteis de nanosatélites e trabalha na Divisão de Pequenos Satélites – DIPST com ênfase em eletrônica e computação nos projetos de nanossatélites para as missões BiomeSat e RaioSat.
A Dra. Lara Bevilaqua Barbosa Fontenele, Advogada, atuante no Maranhão (OAB/MA 24.279). Vice-Presidente da Comissão de Direito Espacial da OAB/MA e Membro da Comissão de Direito Espacial da OAB/SP subseção Santos. Especialista em Direito e Política Espacial pela UNISANTOS. Membro do Grupo de Pesquisa de Direito Espacial da UNISANTOS. Proprietária da página @SpaceLBrasil.
A Dra. Leila Maria Garcia Fonseca, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1983), Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988) e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999). Desde 15/01/2024 atua como Coordenador de Estudos Estratégicos e Novos Negócios na Agência Espacial Brasileira (AEB). Foi chefe da Coordenação-Geral de Observação da Terra (OBT) (2014-2018) e chefe da Divisão de Processamento de Imagens (2011-2013) do INPE. Foi pesquisador visitante da Universidade de Santa Barbara, California (1994-1995, 1997), coordenador do Grupo de Integração para proteção da Amazonia (GIPAM) no CENSIPAM (2021-2024). É membro do corpo docente titular do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do INPE. É Consultora ad-hoc FAPESP e Membro do Corpo Editorial da revista Boletim de Ciências Geodésicas. Participa do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) desde 2002, na avaliação de qualidade das imagens dos satélites e nas atividades de comissionamento de satélites. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Digital de Imagens e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos temas de aplicações em sensoriamento remoto com ênfase em mapeamento de uso e cobertura da terra, avaliação e correção radiométrica de imagens de satélites, análise de imagens multi-resolução e multi-temporal, análise de imagens baseada em objetos, séries temporais, inteligência artificial. Tem atuado no fomento, elaboração e gestão de projetos institucionais importantes na área de monitoramento ambiental dos biomas brasileiros baseados em imagens de satélites e cooperação com instituições nacionais e internacionais.
Lucile GAULTIER graduated from a general engineering school (ENSTA, Ecole Nationale des Techniques Avancées, with a specialization in environment) in 2009. She received her PhD in 2013 on Improving the estimation of ocean surface currents using sea surface temperature and chlorophyll high resolution images. She spent two years at JPL (Jet Propulsion Laboratory, NASA / Caltech, Pasadena, US) working on using the synergy of remote sensing observation to improve the estimation of the surface of the ocean. She has also been involved in the scientific definition of the SWOT mission, which is an innovative mission aiming at measuring ocean surface dynamic at high resolution.In late 2015, she has joined OceanDataLab and she is now a Research Engineer, working on improving the reconstruction of ocean surface current using various remote sensing data as well as on the use of the synergy of data and Lagrangian diagnostics to improve our understanding of the ocean surface dynamics.
Luísa Mirelle Costa dos Santos é engenheira mecânica e formada em Ciência e Tecnologia pela UFRN. É especialista na área de Indústria e Sistemas Aeroespaciais pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente, faz mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na área de Computação Aplicada. É cofundadora da comunidade astronáutica brasileira: Geração de Marte – Futuros Astronautas, onde divulga oportunidades de astronáutica e STEAM para jovens. É membro InSpace há 3 anos, onde divulga trabalhos da área da astronomia amadora e diversas atividades STEAM. É membro associada à Associação Brasileira de Foguetes (BAR) e é a superintendente regional do nordeste do Brasil, onde está organizando pela segunda vez o Festival Regional de Minifoguetes no Nordeste do Brasil. Há mais de 6 anos pesquisa na área aeroespacial e divulga ciência e tecnologia, principalmente para meninas e jovens no Brasil. Luísa tem um histórico de eventos e projetos na área de foguetes acadêmicos, onde já fez parte da diretoria da Federação Aeroespacial do Nordeste (FAERNE). Colabora com pesquisas na Estação Espacial Análoga Habitat Marte, onde é a brasileira mulher com mais missões análogas no hemisfério sul do mundo e possui treinamento análogo da Mars-Moon Astronautics Academy & Research Science, uma estação na Califórnia – USA. Além disso, é pesquisadora do Space Generation Advisory Council (SGAC), onde atua no grupo DIVINAS com tema de diversidade de gênero em seleções de astronautas. Por fim, trabalhou como estagiária na Agência Espacial Brasileira (AEB), na área de educação STEAM espacial.
Dr Marielle Gosset ia Senior Research Scientist/Directrice de Recherche Institut de Recherche pour le Developpement, IRD, France. She has focused her research over the past 15 years on satellite and ground radar remote sensing of the precipitation and application to hydrology. Her main interests is in understanding rainfall variability and its impact on hydrological process and water budget. She is also interested in improving our understanding and prediction of hydrometeorological extremes and flooding. She also works with novel techniques and opportunity measurements from telecom network to measure rainfall (RAINCELL/SMART/RAINSMORE coordination). Her activity has focused in the Tropics -focus in Africa and growing collaboration with Brazil- where she has carried out research as well as training activities. She is a member of the Science Team (ST) of the NASA-CNES hydrology satellite SWOT, and SMASH as well as the GPM constellation science team and International Precipitation Working Group (IPWG). RESEARCH INTERESTS: Hydrology, HydroMeteorology; Satellite Remote Sensing of Precipitation, Weather radar, Telecommunication links, Global water cycle.
Dr. Oswaldo Barbosa Loureda possui formação Técnica em Mecatrônica pela ETE Basilides de Godoy em São Paulo e Graduação Tecnológica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC em Mecânica, especializado em Mecânica de Precisão. Estágio de Iniciação Científica pelo PIBIC-CNPq no desenvolvimento de foguetes de sondagem de pequeno porte e participação no desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados para a competição SAE Aerodesign. Mestre em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA em parceria com o Insituto de Aeronáutica e Espaço – IAE e o Moscow Aviation Institute – MAI, no desenvolvimento de tecnologias para Motores Foguete a Propelente Líquido (MFPL). Doutor em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo ITA, também no campo de tecnologias para MFPL. Fundador e CTO da startup Acrux Aerospace Technologies. Executou pós-doutorado no Israel Institute of Technology – TECHNION, no Fine Rocket Propulsion Center suportado pela AEB/CNPq. Foi Professor coordenador da Eng. Aeroespacial na UniAmerica, Professor Visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, e na Faculdad Politecnica de la Universidad Nacional de Asuncion. Atualmente é Professor Adjunto da Engenharia Aeroespacial, do Mestrado em Engenharia Aeroespacial em Rede e Coordenador de Incubação, Startups e Parques Tecnológicos (CISP) da Universidade Federal do Maranhão. Também é sócio fundador da startup Acrux Aerospace Technologies e Vice-Presidente da Associação de Startups Espaciais Brasileiras, atuando em pesquisas no campo do NewSpace, educação STEAM e desenvolvimento humano.
Dr. Othon Cabo Winter é graduado em Física pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, Mestre em Ciências pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Doutor em Dinâmica do Sistema Solar pela Universidade de Londres – Reino Unido. Foi Vice-Chair do Panel on Satellite Dynamics do COSPAR – Committee on Space Research (2010-2017). Foi presidente do Brazilian National Committee for Astronomy da IAU – International Astronomical Union (2014-2018).Em 2017 a IAU – International Astronomical Union atribuiu o nome (10697) Othonwinter ao asteroide “1981 EO40” em reconhecimento pela pesquisa em dinâmica orbital com aplicação à estabilidade de sistemas de asteroides múltiplos. Atualmente é Professor Titular em Dinâmica orbital da UNESP.
Eng. MSc. Rafael Reis Alencar Oliveira é doutorando em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará e em Sensoriamento Remoto e Hidrologia pela Universidade de Toulouse III – Paul Sabatier na França. Bacharel em Engenharia de Pesca (2006) e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2009) pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Geoprocessamento aplicado aos Recursos Hídricos (2013) e Licenciado em Biologia (2011) pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é pesquisador na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e está sediado no laboratório Géosciences Environment Toulouse (GET) do Observatoire Midi-Pyrénées em Toulouse, onde desenvolve projetos de colaboração internacional voltados à hidrologia espacial e utilização da missão do satélite SWOT (NASA/CNES) no monitoramento da pequena açudagem no Nordeste brasileiro.
Rafael Santos é Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (1990). Obteve seu mestrado e doutorado em Ciência da Computação (Inteligência Artificial Aplicada) no Kyushu Institute of Technology no Japão, respectivamente em 1995 e 1998. Foi pesquisador visitante e fez estágio pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins, EUA. Atualmente é tecnologista sênior do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais atuando em pesquisa e desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial (processamento de imagens, sistemas inteligentes, técnicas e aplicações de data science/e-science) e coordenador da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão do INPE. É também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada do INPE desde 2015.
Dra. Raissa Estrela é pós-doutoranda da NASA no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia. Ela se formou em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2014. Em 2017, Raissa obteve seu mestrado em Ciências e Aplicações Geoespaciais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ela obteve doutorado pela mesma instituição em 2020, recebendo o prêmio de melhor tese (“PhD at-large prize”) pela União Astronômica Internacional. Raissa tem como objetivo procurar por planetas que podem ter a possibilidade de abrigar vida. Para isso, ela procura caracterizar a atmosfera de planetas fora do sistema solar (conhecidos como exoplanetas) utilizando o telescópio espacial Hubble, estudando a sua composição e evolução.
O Dr. Ronaldo Gomes Carmona tem doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra (ESG) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGAero) da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. É assessor de Inovação na Finep, a agência brasileira de Inovação, vinculada ao MCTI e coordena o Núcleo de Defesa e Segurança Internacional do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais. É membro de seu Conselho Consultivo. Foi chefe de Planejamento do Ministério da Defesa (2015-2016).
Renaud Hostache received the M.Sc. degree in mechanics of geophysical media and environment from Grenoble Alpes University, France, the M.E. degree in hydraulics and environmental sciences from the ENSE3, France, in 2003. He received the Ph.D. degree in Water Sciences from AgroParisTec, Montpellier, France, in 2006. From 2007 to 2014, he was researcher with the Centre de Recherche Public Gabriel Lippman, Belvaux, Luxembourg. From 2015 to 2021, he has been a Senior Research and Technology Associate with the Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST), Esch-sur-Alzette, Luxembourg. Since 2022, he is senior research fellow with the French institute of science for sustainable development (IRD). His main research interests include the exploitation of satellite Earth observation for flood, drought and surface water monitoring and the assimilation of remote sensing observations into flood and drought models for reducing prediction uncertainty.
A Dra. Rosa Doran, é licenciada em Física na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, Brasil.; Mestrado em Altas Energias e Gravitação, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: “Schwarzschild Black Holes and its Cosmological Applications” e Doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade de Coimbra: “On Teacher Training and Community Building for Innovation in Education: Strategies to Improve Science Learning in Classroom; é um formadora certificado pelo CCPFC (Universidade do Minho, Portugal) nas áreas da Física, Astronomia e Ensino das Ciências. Desde 1992, as principais atividades estão relacionadas com a investigação científica, a divulgação e educação científica. É atualmente presidente da NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação), uma associação sem fins lucrativos e ONG para o desenvolvimento, dedicada à inovação no ensino. A nível internacional é Presidente do conselho executivo da Global Hands-on Universe Association (www.globalhou.net), uma instituição global dedicada ao Ensino da Astronomia; chair do Programa Galileo Teacher Traning Program de formação de professores, um dos legados do Ano Internacional de Astronomia 2009; chair do painel de educação do COSPAR, co-chair do Gabinete de Língua Portuguesa de Astronomia para o Desenvolvimento da União Astronómica Internacional. Galardoada em 2022 com o primeiro prémio inaugural da União Astronómica Internacional para o Ensino da Astronomia.
A Dra. Silvia Maria Giuliatti Winter é Licenciada em Física pela UNESP-Campus de Rio Claro, Mestrado realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – CTA (SJC), Doutorado realizado na Universidade de Londres (Inglaterra). Prof. Titular na UNESP-Guaratinguetá, Bolsista Pesquisador – CNPq em Engenharia Aeroespacial. Atualmente orienta 3 alunos de IC, 3 alunos de mestrado, 1 aluno de doutorado e 2 Pós-docs. Desenvolve pesquisas em regiões estáveis aplicada à missões espaciais, órbitas periódicas, dinâmica orbital de pequenos corpos e exoplanetas.
A Dra. Sueli Sampaio Damin Custódio é Professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT/ITA. Chefe do Laboratório de Inovação (InovaLab). Desenvolve pesquisa na área de Inovação, Ética e Direitos Especiais, com atual interesse nos seguintes temas: Inovação, Propriedade Intelectual, Novas Tecnologias e seus impactos. Empreendedorismo tecnológico. Política e Direito Espacial.
Tim Pham is the Chief System Engineer of the NASA Deep Space Network (DSN). His interest is in system engineering and system development.
On system development, his recent effort focused on the use of low-cost commercial software-defined radio to increase data return to Voyager 2 mission during heliopause transition and to enable compatibility testing for upcoming NASA Artemis 1 mission with the Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) antennas. Past system developments included antenna arraying capability used to support Cassini, Spitzer and Voyager missions, and tone detection for the Entry Descent and Landing of the Spirit and Opportunity Mars rovers.
Aside from the DSN system engineering activities, he also supports the Consultative Committee for Space Data Systems (CCSDS) activities in Cross Support Transfer Services area and serves as the Deputy chair of CDSCC Engineer Steering Committee. He serves as the technical lead from the DSN in supporting the upgrade of 21-m ground antenna system at Morehead State University for the Artemis 1 Cubesat missions.
Tim has published several papers on the topics of antenna arraying, spacecraft tracking, system modeling and performance analysis. He co-authored the book “Antenna Arraying Techniques in the Deep Space Network”. He is the recipient of the NASA Exceptional Service Medal, NASA Exceptional Achievement Medal, and several NASA New Technology and Space Act Awards, as well as a recipient of the IARIA Fellows.
Dr. Walter Abrahão dos Santos, Possui Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1987), Mestrado em Sistemas e Controle (1992), e Doutorado em Ciência da Computação (2008) ambos na Engenharia Eletrônica e Computação – ITA. Atualmente é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na Divisão de Pequenos Satélites. Tem experiência em Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica, com ênfase em Engenharia de Sistemas Dirigida por Modelos, Nanosatélites, Engenharia de Software. Possui interesse nos seguintes temas: rádios cognitivos e SDR (Software Defined Radio), sistemas de tempo real, projeto e desenvolvimento de microssistemas digitais, processamento paralelo, robótica, filtragem de Kalman e controle digital, satélites artificiais, telemática, sistemas de informação, computação móvel e pervasiva, redes de computadores, serviços de informação baseado em satélites, sistemas multiagentes, Infraestruturas para e-Ciência e e-Engenharia.
A space week é um evento voltado para indústria e meio acadêmico com interesse na área aeroespacial no Brasil em especial no nordeste do pais.